À espera dos bárbaros
sexta-feira, novembro 19, 2004
  Sinais de fumo.
No Público de hoje aparece uma crónica com o título «Língua» (a propósito de um filme brasileiro que também se chama assim), assinado pelo «comissário» da Conferência «Língua Portuguesa: Presente e Futuro» que decorre na Gulbenkian nos dias 6 e 7 de Dezembro. Neste último âmbito, escreve o comissário:
«Partimos de duas verificações convergentes. Por um lado, considera-se que há hoje uma diminuição da leitura, ou pelos menos da leitura de formas não meramente instrumentais da língua (é a questão da crise dos grandes leitores, do predomínio do sonoro sobre o visual, da desvalorização do culto do livro). Por outro, uma determinada tradição que fazia das línguas fundamentos de formação humanística e reforços da ideia de nação tende hoje a dissolver-se. Inicialmente, considerou-se que estaríamos perante uma vitória da imagem sobre a palavra – e que assistiríamos nos nossos dias ao aparecimento de uma cultura pós-simbólica. A análise mais recente reconhece que a Internet ou as mensagens telefónicas correspondem à persistência de um discurso verbal, embora ele se transforme, reduza e simplifique segundo modalidades inesperadas. Isto leva-nos a tentar evitar um tom demasiado nostálgico em relação a formas anteriores do exercício das comunicações verbais e a tentar criar estratégias mais avançadas e ofensivas em relação às formas actuais de comunicação através da palavra.”
Por mim, persisto no discurso verbal, mas, contra a «análise mais recente», declaro que sou nostálgico de «formas anteriores do exercício das comunicações verbais», quando eram menos reduzidas e simplificadas.
Tudo isto, somado às notícias que chegam do Brasil, são sinais. Prepara-se a ratificação do acordo ortográfico. Com pezinhos de lã e o necessário assentimento de especialistas insuspeitos. Estes recolherão algumas críticas de outros especialistas, igualmente insuspeitos, e assumirão o ar de quem se sacrifica pelas «estratégias mais avançadas». O PM assinará o papel e recolherá os louros.
 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com

Materiais de Consulta
ARCHIVES
11.2004 / 12.2004 / 01.2005 / 02.2005 /


Powered by Blogger