À espera dos bárbaros
terça-feira, dezembro 14, 2004
  Usos e desusos. Um jovem doutor pedindo um emprego a um deputado do seu círculo. Illmo. Sr.
Sem mais titulos para merecer a benevolencia de V. S.ª além dos que possuo por fazer parte da familia que mais contribuira para o seu triumpho, nas ultimas eleições para deputado, e depois de ter o prazer de felicital-o por tão dignamente representar o circulo que o elegeu, permitta-me V. S.ª que o importune patenteando-lhe a apoquentada situação em que me encontro, bem como a de meus queridos paes.
Por certo V. S.ª não ignora o desabrido inverno (ou outro motivo) que este anno tivemos, o qual devastou todas as colheitas, sendo, infelizmente, a lavoura de meu pae, quem mais padeceu com esta calamidade, isto junto ás avultadas despezas, necessarias para eu completar com bom exito a minha formatura, arruinou a nossa pequena fortuna, reduzindo meu bom pae quasi á miseria!
Tornou-se-me necessario abusar talvez demasiado da attenção de V. S.ª para se compenetrar do quanto me é necessaria toda a valiosa protecção que me possa dispensar, de eu obter uma collocação qualquer em que comece a minha carreira e possa ao mesmo tempo cumprir o sagrado dever de ajudar meus velhos paes, que tanto se teem sacrificado por minha causa.
Informaram-me que no concelho de... ha uma vaga de administrador (ou outro qualquer logar), e ainda que me fosse bastante penoso separar-me de minha familia, quasi no ultimo quartel de sua existencia, agradeceria em extremo qualquer collocação alcançada pela poderosa influencia de V. S.ª
Pedindo mil perdões pela liberdade que tomei de importunar a V. S.ª, e agradecendo desde já todo o obsequio que me possa dispensar, sou com toda a consideração e respeito.
De V. S.ª etc.

in Novo Secretario Universal Commercial Portuguez ou Methodo de Escrever Toda a Especie de Cartas, Livraria de J. J. Bordalo, 13.ª edição, Lisboa, 1874.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com

Materiais de Consulta
ARCHIVES
11.2004 / 12.2004 / 01.2005 / 02.2005 /


Powered by Blogger