À espera dos bárbaros
quinta-feira, dezembro 09, 2004
  Usos e desusos. Illmo. Exmo. Sr.

As provas que V. Ex.ª me tem dado da sua bondade são tantas que me dão animo para lhe pedir ainda novas demonstrações de benevolencia. Um amigo, cujos interesses tomo muito a peito, traz entre mãos um processo que se acha no tribunal a que V. Ex.ª preside, e no qual, segundo me afirma, a justiça está toda de sua parte; e como poucas pessoas haja tão justiceiras como V. Ex.ª, tomo a liberdade de lhe offerecer mais esta occasião de exercer a sua equidade, persuadido, como estou, de que o amigo em favor do qual solicito a protecção de V. Ex.ª, é sobremodo nobre e honesto para tentar ganhar um processo, que lhe parecesse injusto. A confiança que o meu amigo tem no direito que lhe assiste, e a certeza de que V. Ex.ª me honra com a sua amisade, são para elle um feliz presagio de bom exito do seu negocio, e para mim um grande motivo de contentamento, não só por me empenhar por uma coisa tão justa, como tambem por me vangloriar de ser com a maior consideração, etc.
in Novo Secretario Commercial Portuguez ou Methodo de Escrever Toda a Especie de Cartas, 13.ª edição, Livraria de J. J. Bordalo, Lisboa, 1874.

 
Comments: Enviar um comentário

<< Home
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com

Materiais de Consulta
ARCHIVES
11.2004 / 12.2004 / 01.2005 / 02.2005 /


Powered by Blogger